terça-feira, 2 de julho de 2013

Em nome do filho, o nome do filho


Eu ia dar continuidade ao assunto parto normal passando aqui umas dicas de exercício de preparação, mas segurem aí que tenho um papo mais pendente pra já. 

Quem acompanha a ~~blogosfera materna~~ (adoro esse nome <3) sabe que o casal do Potencial Gestante teve uma bebezita linda mês passado. Eles não quiseram saber o sexo durante a gravidez e também deixaram pra escolher o nome depois que vissem a carita do bebê. 9 dias após o parto, a Luiza anunciou o nome da pequena: Constança <3 <3 <3  Aí quê que aconteceu? Enxurrada de amor, mas também de críticas. “Nooooooooossa, que estranho!” “Tadinha! Vai sofrer tanto buylling!” “Vou confessar que achei esquisito, mas o importante é ter saúde”. Minha gente, lia esses comentários e só pensava (tirem as crianças da frente do PC agora): Tomar no cu, né? Daí decidi falar sobre porque sim, eu tenho propriedade nessa área.

Vou começar logo dando a primeira e mais importante dica àqueles que não são os pais do bebê: a menos que sua opinião seja solicitada, APENAS AME o nome. Aliás, não precisa amar de verdade. Basta um “que lindo!” “que ótimo!”. Fim. Porque, convenhamos, por mais estranho que tenha sido o nome escolhido o filho não é de vocês. Ponto. Os pais têm as razões deles para escolherem aquele. Ponto dois. É indelicado. Ponto três. 

Não se cutuca uma grávida/lactante com vara curta. Imagina ela chegando toda pimposa pra te contar o nome e você faz aquela cara de AAAAAAAAAAAAAAFFFF SOCORRRQUENOMEÉESSE. Ou ela vai querer chorar litroz ou ela vai querer te matar. Mas é matar a sério, não é brincadeirinha não. Matar tipo pra ver seu sangue escorrendo pelo piso.

Escolher o nome de uma pessoa é um processo delicado. Demanda conversa, pesquisa, mais conversa, debates. Os pais ficam ali um tanto de horas discutindo. Um quer um nome, o outro quer outro. A mãe tem certos princípios, o pai tem outros. Eu mesma consultei N listas, baixei incontáveis aplicativos e interrompi várias vezes o jantar pra falar sobre isso aqui em casa até chegarmos ao consenso. Sempre valorizamos nomes curtos e que a pronúncia em pt-br e pt-pt não destoasse muito. A coisa do significado também foi sempre considerada. Simpatizávamos com Filipa, mas significa “amiga dos cavalos”. FUÉN! Um dia, Malu surgiu, costurou nossos interesses e tava feito. Quatro letrinhas, pronúncia igual. Fechô! Então, a sociedade começa a questionar: e o nome???? Adoro a tensãozinha que fica no ar até a gente falar. Ainda não ouvi nada exatamente negativo sobre a nossa escolha, mas já vi umas caras do gênero “Sério?” e também questionaram por que não um nome português ou ainda “Ahhh...é brasileiro, né?”. Ainda bem, viu? Porque já tava com minha metralhadora aqui enfiada no cabelo para qualquer eventualidade. É sério. É não, é brinks. Tô num momento zen.

Eu e a minha versão nipônica. Achei adequado.
Falei que tinha propriedade sobre o assunto porque vocês já repararam que nome eu tenho, né? Romana Naruna. Acho que nunca questionei meus pais sobre o tempo que levou para ser escolhido, mas não deve ter saído assim de cara. Romana tem toda uma história, Naruna tem outra e Romana Naruna mais outra. A questão é? Sabem quantas vezes eu ouvi coisas feias sobre o meu nome? Imensas! Sabem quantas vezes eu tenho que repetir pras pessoas entenderem? Milhares. Sabem quantas rimas maldosas já fizeram? Fãããrias! Sabem quantas vezes eu me importei? Total de zero. Fui ensinada a amar o nome que eu tenho. Desde cedo, desde sempre. Adoro a exclusividade dele. Lembro que a primeira vez que viajei de avião, tinha uma aeromoça chamada Romana. Eu, do alto dos meus 9 anos, fiquei #chatiadíssima porque aquela mulherzinha estava roubando o MEU nome. Já topei com outras Romanas e Narunas por aí, mas Romana Naruna...vaput! Só eu! 

A coisa toda é seja nome ~~diferente~~, seja nome comum, acho que a criança tem que ser ensinada a amar o nome que tem, divertir-se com ele, sentir prazer ao falar. E isso, eu acredito muito, vem da relação que os próprios pais criaram com o nome, como o defenderam diante dos benditos comentários. Mais uma vez repito, a decisão não é fácil. Estamos escolhendo algo que alguém vai carregar a vida toda. Façamos com amor e o rebentinho será grato (Anotem isso e se eu tiver problemas depois, por favor, esfreguem na minha cara).

E aos amigos, conhecidos, simpatizantes: aprenderam a lição que a tia passou hoje? Vale pra outros quesitos que não o nome também, aliás. OPINIÃO SÓ QUANDO SOLICITADA. A família agradece e nossa relação será muito melhor, acredite.

12 comentários:

  1. Natacha Karissa concordando totalmente contigo, irmã! Porque tem Natacha, tem Karissa, mas Natacha Karissa só eu, huahauhuaa

    ResponderEliminar
  2. Bate! o/
    Nada como amar essa exclusividade! hahahahaha

    ResponderEliminar
  3. Gratidão eterna a esse post! hahaha
    UM BEIJO bem grande pra você, Romana, que disse tudo!!

    Também fiquei chocada com o povo se intrometendo no nome da Constança. Cuidar da própria vida ninguém quer, né?! Por isso que eu vou dar um tamagotchi pra quem me encher o saco, hahaha

    Que lindo que você nunca se estressou com as pessoas zoando, e sempre amou seu nome. Isso é fundamental. Ninguém pode mudar o que temos dentro, né?! O que os outros acham de nós não é problema nosso, haha.

    Depois vou escrever sobre isso também! ^^

    Beijão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha terra, quando o povo se intromete muito na vida alheia, a gente manda ir caçar um lavado de roupa. É isso que deviam fazer. Ir comentar o post só pra ser indelicado. Pra que? Parecia que eu tava lendo aqueles comentários das matérias do G1. Socorr!
      Enfiando tamagotchi nessa gente right now! hahahahaha
      Constança certamente será bem resolvida com o nome e vai ser só vapt! também na cara dessa galera.

      Estarei lá pra ver teu post sobre o assunto e sobre os outros também!

      Beijo nosso em vocês!

      Eliminar
  4. Adorei esse post! Estou exatamente nesta etapa! Não consigo encontrar um nome pro meu baby, todos eu apenas gosto, não amo! e quando digo para as pessoas, é sempre cara feia, críticas e pessoas rebatendo com outras sugestões nada a ver!
    Sobre a filha da Luiza, Constança, eu achei demais! Super diferente e na verdade, quem tem que gostar e fazer sentido é para os pais e para a criança mesmo! Se meu baby fosse menina, se chamaria Liz. Imagina a quantidade de críticas que ouvi....rs
    Bjos
    Carol
    www.meuparasita.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O povo acha que a gente engravida e fica incapacitada de fazer escolhas razoáveis. Só pode ser essa a explicação pra tanta metida de colher!
      Se Malu fosse menino, seria Tomé, e chegamos a dizer isso pra quem perguntava. Ouvimos vários "aaaaaaaaafff". hahahahahaha
      Boa sorte na escolha, Carol! O nome do parasitinha vai sair!

      Beijoo

      Eliminar
  5. Uó, quanto deselegancia entrar em blog alheio pra criticar a escolha do nome (um nome ótimo por sinal). Eu hein! Nao gostou fica quieto, é facinho e preserva os dentes.
    Hehe, casal internacional tem dessas. Também estamos procurando nomes com a mesma pronuncia e escrita no Brasil e Alemanha. Pra mulher até existem opcoes (e o nome que o marido quer - da vó dele - se encaixa), mas pra homem é difícil. Ainda complica que teremos que escolher o tal segundo nome (num país onde crianca só pode ter um sobrenome o segundo nome é importante pra evitar homônimos).
    Penso numa coisa Romana Naruna ou Natascha Karissa, nada de combinacoes normaiszinhas, quero dois nomes fortes.

    Amei teu post da preparacao pro parto! Boa hora :)

    Elisa (minha mae sonhou que eu queria me chamar assim :D)

    ResponderEliminar
  6. Seja benvinda ao cantinho aqui, Elisa! :D
    Se já foi difícil chegar a um consenso Portugal-Brasil, que têm o mesmo idioma, imagina Brasil-Alemanha! Que missão! hahahahahaha Quanto tempo de gravidez você tem?

    Minha opinião é a mesma da sua: não gostou, fica quieto. Diabo que o povo tem que ir gastar caractere só pra ser desagradável. Eu hein!

    Obrigada pelo carinho!

    Beijoo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Romana,
      tô de 16 semanas, ainda na época que a barriga nao aparece, nao sei o sexo e nao sinto o bebe mexer, mas as coisas a fazer (preparacao no meu trabalho, escolha de maternidade, enxoval e programacao pessoal) me chamam à realidade grávida toda a hora. Menina, ri horrores com tu esquecida da gravidez levando susto por causa da barriga.
      Os nomes é complicado mesmo. Um que eu gosto muito pra homem tem a pronuncia um pouco diferente nas duas lingua e sinceramente eu acho que soa meio bobo em alemao, mas por falta de opcao melhor deve ficar esse.
      Bjs,
      Elisa

      Eliminar
    2. Acho que nessa fase a gente lembra mais que tá grávida do que quando a barriga cresce. Pelo menos foi assim comigo. Tem também um bocado de leseira pelo meio...hahahaahaha
      Boa sorte com esses nomes! Depois eu quero saber!

      Beijos!

      Eliminar
  7. Ótimo post! Caí aqui por acaso, e ri muito...
    O bom senso é um item em escassez na maioria dos seres humanos. Também acompanhei o anúncio do nome da Constança, e nao me prestei a ler os comentários, mas acho absurdo as pessoas meterem o bedelho onde nao foram chamadas!
    Nome "internacional" também rolou por aqui, e obviamente com direito a pitacos de todos (começando pela família). O que importa é que nos encante, que saia nao só das cabeças que racionalizam todas as possibilidades mas também do coraçao.
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caiu, agora tem que ficar! hahahahaha
      Seja benvinda! :D

      Família também tem dessas, né? A gente ama, mas o povo curte dar opinião e a situação fica até tensa em alguns casos. Ainda bem que aqui deram umas sugestões, mas quando a gente falou o nome escolhido, todo mundo curtiu (ou fingiu direitinho) e ficou tudo na santa paz.

      Menina, entrei no teu blog e a primeira coisa que li foi: Mãe é Mãe, Vaca é Vaca. Tenho altas lembranças do meu pai falando isso pra mim quando eu era criança. Do gênero, respeita tua mãe que ela não é qualquer uma não. hahahahahahaha

      Beijos!

      Eliminar